Ele, quando se viu diante de uma situação que a olhos humanos parece impossível, usou das estratégias que Deus disponibilizou para nós, seus filhos.
Tá curioso pra saber quais são, né?
Lá vai.
Jejuar, orar, ouvir a palavra, crer nela e louvar a Deus.
Simples.
Mas, infelizmente, poucos fazem uso dessas estratégias.
Mas Josafá, ao receber más notícias, ("Um exército enorme vem contra ti de Edom." v2), ficou com medo, e o medo o impulsionou a buscar a Deus (v3). O medo não o paralisou, como acontece com a maioria das pessoas.
Decretou um jejum (v3), reuniu todo o povo (v4), e orou (v6).
Ele reconheceu sua dependência de Deus e confessou sua incapacidade diante da situação (v12).
Em seguida ele ouviu o que Deus tinha pra dizer ("Assim lhes diz o Senhor: 'Não tenham medo nem fiquem desanimados por causa desse exército enorme. Pois a batalha não é de vocês, mas de Deus.'" v15).
O rei Josafá creu.
Ele poderia ter duvidado e recuado, já que Judá, a nação a qual ele era o rei, estava em menor número de soldados, e vinha contra ele o exército de duas nações.
Mas não, ele creu. E caiu rosto em terra , prostrando-se diante do Senhor, O adorando.(v18).
E em vez de colocar guerreiros diante de seu exército, ele colocou homens louvando ao Senhor pelo esplendor de sua santidade.(v21). Colocou sua fé em ação.
Josafá enfrentou de modo exemplar uma circunstância que parecia insuperável.
Começou a buscar o Senhor em jejum, reuniu outras pessoas para orar, confessou sua própria incapacidade, obedeceu ao Espírito Santo, confiou totalmente no Senhor e na sua Palavra e rendeu graças ao Senhor.
Que maravilha!
Linda passagem bíblica, que devemos nos espelhar. E que nos leva a confiar no sobrenatural de Deus.
Quer vencer? Faça como o rei Josafá.
Patrícia Ribeiro